Da Organização e Fins
Art. 1º - A Copa Interclasses 2009, realizada pela Atlética FECAP, com apoio dos professores de educação física e da Instituição, tem como objetivo incentivar a prática esportiva, sendo permitida a participação de todos os alunos, professores, funcionários e ex-alunos, e propiciar aos participantes o espírito de cordialidade, amizade, bem como respeito às regras e aos participantes.
Art. 2º - A Copa Interclasses 2009 será disputada de acordo com o presente regulamento, obedecendo às regras oficiais da Federação Paulista de Futsal, Federação Paulista de Basquete, Federação Paulista de Handebol e Federação Paulista de Voleibol, competindo à Atlética FECAP designar os dias, locais e horários dos jogos.
Das Competições
Art. 3º - Os jogos e as competições terão seu início no horário fixado pela Atlética FECAP, sendo considerada perdedora por W.O. aquela que não comparecer em quadra no horário pré-estabelecido em condições de jogo, devidamente uniformizada e com a documentação completa já apresentada a mesa. Em caso de uniformes iguais, o árbitro determinará, através de sorteio, qual equipe deverá trocá-lo.
Parágrafo 1º - No PRIMEIRO JOGO do dia será dada uma tolerância de 15minutos após a hora marcada. Após o decorrer desse tempo será computado o W.O.
Parágrafo 2º - Não será permitida a participação de atleta que não apresente as documentações estabelecidas neste regulamento.
Parágrafo 3º - A documentação deve ser apresentada à mesa 10 (dez) minutos antes do horário pré-estabelecido.
Art. 4º - Somente a Comissão Organizadora poderá transferir ou atrasar, por conveniência da Copa Interclasses, jogos ou competições, sendo obrigada para tanto avisar todas as equipes, além da arbitragem, dando tempo para essas se apresentarem no novo horário em condições de jogo.
Parágrafo 3º - A documentação deve ser apresentada à mesa 10 (dez) minutos antes do horário pré-estabelecido.
Art. 4º - Somente a Comissão Organizadora poderá transferir ou atrasar, por conveniência da Copa Interclasses, jogos ou competições, sendo obrigada para tanto avisar todas as equipes, além da arbitragem, dando tempo para essas se apresentarem no novo horário em condições de jogo.
Das Inscrições
Art. 5º - A inscrição e participação de atletas serão de inteira responsabilidade dos participantes, entendendo-se que o mesmo encontra-se apto à prática desportiva.
Parágrafo 1º - As inscrições serão feitas através de ficha de inscrição que se encontra disponível a todos os interessados na Central do Aluno Fecap e a mesma será concretizada no ato da devolução da ficha mediante pagamento das taxas estabelecidas.
Parágrafo 2º - Não há limites de equipes inscritas.
Parágrafo 3º - Inscrições de novos atletas serão aceitas apenas na súmula do primeiro jogo, podendo cada equipe incluir 1 (um) atleta que não seja da faculdade.
Art 6º - A FECAP e o Patrocinador não se responsabilizarão por acidentes que venham a ocorrer antes, durante ou após os jogos, com os atletas participantes.
Art. 7º - Os documentos aceitos para as partidas serão: a Carteira pessoal do aluno (carteirinha) ou documentos oficiais: RG original ou Carteira de Habilitação com foto e Nº da identidade original.
Das Modalidades Esportivas
Art. 8º - A Copa Interclasses constitui-se das seguintes modalidades:
· Basquete
· Futsal Masculino e Feminino
· Handebol Masculino e Feminino
· Tênis de Mesa
· Voleibol
· Xadrez
Do Sistema de Disputa das Modalidades Esportivas
A – Basquete
Art. 9º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais da F.P.B., regulamento da F.P.B., ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.
Art. 10º – A modalidade será disputada no sistema de play-off – melhor de 3 (três) jogos – mínimo de 2 (dois) jogos e máximo de 3 (três) jogos.
Art. 11º - As partidas terão a duração de 4 (quatro) períodos de 10 (dez) minutos corridos cada, com 24 (vinte e quatro) segundos de posse de bola. No caso de empate serão realizadas prorrogações de 5 (cinco) minutos corridos até que exista um vencedor.
B – Futsal Masculino e Feminino
Art. 12º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais vigentes na F.P.F.S., ressalvando-se o disposto nos demais artigos deste regulamento.
Parágrafo 1º - As súmulas serão abertas e as equipes poderão ser compostas, em súmula, por no mínimo 04 (quatro) atletas, um dos quais, obrigatoriamente o goleiro.
Parágrafo 2º – No feminino a bola deverá ser a MAX 500 e no masculino a MAX 1000.
Art. 13º – A categoria masculina será realizada em 5 (cinco) fases em turno único.
Parágrafo 1º - Primeira Fase: As equipes serão divididas em 12 (doze) grupos de 3 (três) equipes cada, seguindo um sorteio. Nesta primeira fase as equipes jogarão entre si, dentro do grupo e em único turno.
Parágrafo 2º - Na 1ª fase serão classificados as primeiras colocadas por pontos ganhos de cada grupo e os 6 (seis) melhores segundos colocados, por índice técnico, para a 2ª fase.
Art. 14º – Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais associações aplicam-se, sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) Confronto direto (somente em caso de empate entre 02 (duas) equipes);
b) Maior número de vitórias;
c) Maior saldo de gols;
d) Maior número de gols pró;
e) Sorteio na Sede da Atlética FECAP.
Art. 15º - Na 2ª, e demais fases, as equipes se enfrentarão no sistema de eliminatória simples.
Parágrafo 1º – Ocorrendo igualdade no tempo regulamentar de jogo, haverá a cobrança de 3 (três) penalidades para cada equipe, persistindo o empate teremos a cobrança de penalidades alternadas até que haja um vencedor.
Art. 16º - A categoria feminina será disputada em 2 (duas) fases e em único turno.
Parágrafo 1º - Primeira Fase: As equipes serão divididas em 2 (dois) grupos com 3 (três) times, seguindo um sorteio, nesta primeira fase as equipes jogarão entre si, dentro do grupo e em único turno.
Parágrafo 2º - Na 1ª fase serão classificadas as primeiras colocadas por pontos ganhos de cada grupo para a Final.
Parágrafo 3º - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (duas) ou mais associações aplicam-se, sucessivamente os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) Confronto direto (somente em caso de empate entre 02 (duas) equipes)
b) Maior número de vitórias;
c) Maior saldo de gols;
d) Maior número de gols pró;
e) Sorteio na Sede da Atlética FECAP.
Art. 17º – Na 2ª Fase as equipes se enfrentam em eliminatória simples, sagrando-se campeã
a vencedora.
Parágrafo 1º - Ocorrendo igualdade no tempo regulamentar de jogo, haverá a cobrança de 3 (três) penalidades para cada equipe, persistindo o empate teremos a cobrança de penalidades alternadas até que haja um vencedor.
Art. 18º - A duração das partidas será de 15 X 15 na categoria masculina e 10 X 10 na categoria feminina, corridos.
Art. 19º - Nas fases de Semi-Final e Final, a duração das partidas será de 20 X 20 na categoria masculina e na fase Final de 15 X 15 na categoria feminina.
Art. 20º - Para efeito de classificação na 1ª. Fase será atribuída as seguintes pontuações de acordo com o resultado do jogo;
Vitória = 3 pontos;
Empate com gols = 1 ponto;
Empate sem gols = 0 ponto;
Derrota = 0 ponto;
W.O. = Eliminação do Campeonato.
Parágrafo 1º - Em caso de W.O. todos os resultados da equipe eliminada serão considerados derrotas pelo placar de 5 x 0.
C – Handebol Masculino e Feminino
Art. 21º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais da F.P.B., regulamento da F.P.H., ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.
Art. 22º - A modalidade será disputada no sistema de play-off – melhor de 3 (três) jogos –mínimo de 2 (dois) jogos e máximo de 3 (três) jogos.
Art. 23º - A disputa do Handebol será realizada em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada para o Masculino e 10 (dez) minutos para o Feminino, cada com 5 (cinco) minutos de intervalo.
Art. 24º - Caso a partida termine empatada em seu tempo regulamentar, a decisão será feita através da cobrança de tiros de 7 (sete) metros.
Parágrafo 1º - Serão cobrados 3 (três) tiros de 7 (sete) metros alternadas por quaisquer jogadores, podendo repetir. No caso de persistência no empate, serão cobrados tiros de 7 (sete) metros, alternadamente até que haja o desempate.
D – Tênis de Mesa
Art. 25º – Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais da Federação especializada, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.
Art. 26º – A modalidade será disputada na categoria absoluto, e os participantes serão divididos em 2 (dois) grupos com 5 (cinco) atletas cada, seguindo um sorteio, e os confrontos serão entre integrantes do Grupo A com integrantes do Grupo B.
Art. 27º – Cada partida de Tênis de Mesa constará de 3 (três) sets de 11 (onze) pontos cada.
Art. 28º - Para efeito de Classificação será atribuída a seguinte pontuação de acordo com o resultado do jogo; Vitória = 3 pontos, Derrota = 0 pontos.
Parágrafo 1º - Havendo empate entre 2 (dois) competidores o desempate se dará, pela ordem, por confronto direto e saldo de sets.
Art. 29º - Os 2 (dois) primeiros colocados de cada grupo se enfrentam na 2ª Fase em eliminatória simples, onde o primeiro colocado de um grupo enfrenta o segundo colocado do outro grupo.
Art. 30º - Os vencedores da Fase Semifinal se enfrentam em eliminatória simples, os derrotados idem.
E – Voleibol
Art. 31º – Durante os jogos serão obedecidas as regras oficias da F.P.V., ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.
Art. 32º - A modalidade será disputada em 2 (duas) fases.
Parágrafo 1º - Primeira Fase: As equipes jogarão entre si em turno único.
Parágrafo 2º - As duas primeiras colocadas enfrentam-se na final.
Art. 33º – As partidas serão disputadas no sistema de melhor de 03 (três) sets, sendo os 2 (dois) primeiros sets de 25 (vinte e cinco) pontos cada e o terceiro set, se necessário, de 15 (quinze) pontos, terminando apenas quando houver 2 (dois) pontos de diferença.
F – Xadrez
Art. 34º - Durante os jogos serão obedecidas as regras oficiais da Federação especializada, ressalvando os dispostos nos demais artigos deste regulamento.
Art. 35º – A modalidade será disputada na categoria absoluto, e os participantes serão divididos em 2 (dois) grupos com 5 (cinco) atletas cada, seguindo um sorteio, confrontos serão entre integrantes do Grupo A com integrantes do grupo B.
Art. 36º - Em caso de igualdade na pontuação final entre dois ou mais enxadristas, haverá um jogo extra entre os mesmos até que haja um vencedor.
Art. 37º - Contagem dos pontos obtidos em cada um dos confrontos:
(contagem olímpica: vitória = 1 ponto, empate = 0,5 ponto e derrota = 0 ponto).
Art. 38º - Os 2 (dois) primeiros colocados de cada grupo se enfrentam na 2ª Fase em eliminatória simples, onde o primeiro colocado de um grupo enfrenta o segundo colocado do outro grupo.
Art. 39º - Os vencedores da Fase Semifinal se enfrentam em eliminatória simples, os derrotados idem.
Art. 40º - O tempo de reflexão para cada enxadrista é de 21 min (vinte minutos), aplicando-se as regras de xadrez da Fide.
Parágrafo 1º - O tempo de reflexão será válido apenas nas fases de Semifinais e Finais.
Das Penalidades
Art. 41º – As infrações disciplinares serão julgadas pela Comissão Executiva e Disciplinar da Copa Interclasses.
Art. 42º – A ocorrência de agressão física a qualquer integrante da equipe de arbitragem, dirigentes da Atlética FECAP e atletas de equipes adversárias, eliminará a equipe da competição vigente e do ano seguinte, sendo os pontos da partida revertidos para a equipe
oponente.
Art. 43º - O atleta expulso do jogo, ou com dois cartões amarelos acumulados, estará automaticamente suspenso da partida seguinte ou do 1º jogo em que sua equipe participar, ou excluído do torneio, sem direito a recurso. Na reincidência de expulsão, o atleta fica impedido de voltar a jogar.
Art. 44º - Caso seja comprovada a irregularidade de inscrição de qualquer atleta, ocorrerá desclassificação da equipe ou equipes em que o atleta estiver escrito.
Art. 45º - Os atletas inscritos ficam obrigados a respeitar todos os princípios disciplinares impostos pelo regulamento, assim como o presente.
Das Premiações
Art. 46º – Caberão as equipes CAMPEÃ e VICE-CAMPEÃ participantes da Copa Interclasses um troféu alusivo e medalhas aos seus atletas; e para as modalidades individuais caberá ao CAMPEÃO, VICE-CAMPEÃO e 3º COLOCADO uma medalha alusiva.
Das Comissões Organizadora e Executiva e Disciplinar
Art. 47º - A Comissão Organizadora do Interclasses 2009 é composta pelos discentes Felipe Teixeira Lima (Pão) e Fernando Aguiar Camargo.
Art. 48º A Comissão Executiva e Disciplinar do Interclasses 2009 é composta pelo corpo docente da Instituição.
Das Disposições Gerais
Art. 49º – A comissão organizadora terá autonomia para resolver os casos duvidosos e omissos que por ventura vierem a surgir.
Parágrafo 1º - Serão considerados casos omissos se, e somente se, não houver
nenhuma referência do ocorrido no regulamento.
Olá.
ResponderExcluirSou aluna da graduação na fecap, e participo junto aos meus colegas da interclasses na modalidade voleibol. Participamos no dia 27/06 do 1º jogo e saímos com a vitória, o 2º jogo ficou marcado para o dia 01/08 ( sábado), mais ainda não recebemos nenhuma informação por email se haverá o jogo e qual horário, gostaria por gentileza que vocês pudessem nos informar se haverá ou não o jogo.
Estarei passando-lhes o meu email.
nanddal@hotmail.com
Fernanda Bueno.
Fernada,
ResponderExcluirEncaminhamos um e-mail para o Felipe (responsável pela tabela) com cópia para você.
Qualquer dúvida estamos à disposição.